Por que sua empresa precisa de uma estratégia de marketing digital?

Nos últimos anos, a maneira de fazer negócios mudou radicalmente. Expressões como o marketing digital tornaram-se populares a ponto de todos os conhecerem ou acharem que as conhecem.

Pequenas e médias empresas, na maioria dos casos, já estão começando a entender que a melhor maneira de competir com as principais marcas é necessariamente desenvolver uma boa estratégia de marketing online . No entanto, sendo uma disciplina tão nova, nem todos dominam ainda. E eles não terminam de obter o desempenho esperado de seu investimento em uma estratégia de marketing digital .

Seja em pequena ou grande escala, mais e mais pessoas preferem fazer compras on-line em vez de visitar lojas diferentes. Obviamente, essas mudanças no processo de comercialização também levaram a um tipo diferente de consumidor.

São pessoas muito mais informadas e que comparam diferentes produtos de diferentes marcas antes de optar por uma delas em particular . Isso não significa que o conselho de amigos ou pessoas próximas não tenha mais importância ou valor. Isso significa que agora os consumidores também estão atentos ao que é publicado na Internet e confiam no que eles colocam nas redes sociais antes de consumir um produto.

 

Outra mudança inevitável nessa nova maneira de comprar e vender passa pela maneira de divulgar o produto e comunicá-lo aos usuários interessados ​​nele. Necessariamente, toda estratégia de vendas é forçada a desenvolver um plano de mídia digital para que a empresa e o produto estejam presentes na Internet.

Isso não significa que a publicidade mais tradicional (como propagandas de televisão e rádio, folhetos ou cartazes) não tenha mais espaço nesses tempos, mas que eles não sejam suficientes quando se trata de atrair a atenção. do público sobre uma marca ou um negócio.

Pode-se afirmar sem hesitação que todas as pequenas e médias empresas que não podem aparecer no Google estão aumentando muito os gastos com publicidade , pois estão perdendo uma importante oportunidade de se promover.

Ter uma estratégia de marketing digital tornou-se essencial para poder defender e crescer num mercado cada vez mais em colapso por empresas diferentes, mas que, por sua vez, oferece mais oportunidades do que em qualquer outro momento. Não importa o tamanho de uma empresa e a capacidade econômica que ela possui, desenvolver um bom plano de marketing online é suficiente para que ela sofra um crescimento considerável em seu conhecimento e seu número de vendas.

Vantagens de ter uma estratégia de marketing digital

Sem dúvida, existem muitas vantagens quando se trata de ter um bom desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital , aqui vamos resumir as principais:

# 1 É uma oportunidade para pequenas e médias empresas estarem no mesmo nível das grandes marcas

Nesse sentido, pode-se dizer que o marketing digital democratiza as possibilidades de promoção que as empresas têm . Antes do surto da Internet, a publicidade realmente eficaz foi quase exclusivamente reservadas para as empresas mais importantes que poderiam ter recursos para contratar uma equipe de publicitários que desarrolase diferentes idéias ou argumentos para seus anúncios, seus cartazes e outras formas tradicionais de publicidade.

Para uma empresa pequena ou média, era impensável que seus anúncios pudessem aparecer nos grandes canais de televisão e que milhões de pessoas fossem expostas às suas mensagens. No máximo, eles poderiam aspirar a alguma publicidade de rádio local ou outras formas mais baratas de publicidade, como folhetos.

Agora, o marketing digital permite a qualquer empresa, independentemente de suas capacidades, obter o mesmo impacto com suas campanhas publicitárias que as grandes marcas podem alcançar. Tudo o que precisam é de uma boa estratégia e de uma ideia original e bem construída. Ter influência no nível on-line também significa expor mensagens e produtos a milhões de usuários que possam estar interessados ​​neles ou adquiri-los .

# 2 O marketing digital é muito mais lucrativo e barato que o marketing tradicional

Como já dissemos acima, durante anos a publicidade em larga escala limitou-se ao uso das marcas mais importantes. Agora, a estratégia de marketing digital abre a porta para empresas mais modestas ou independentes desenvolverem uma estratégia de comunicação adequada para que os usuários interessados ​​em seus produtos possam encontrá-los facilmente.

Isso ocorre porque o custo do investimento em marketing on-line é muito menor do que o custo envolvido no desenvolvimento de um plano de marketing tradicional . Para começar, não é necessário imprimir folhetos ou cartazes ou pagar televisão ou rádio por um espaço em sua transmissão.

No marketing digital, existem diferentes técnicas ou estratégias para posicionar sua marca corretamente nos motores de busca. Da criação de conteúdo ao posicionamento de SEO para pequenas empresas  e SEM, qualquer pequena e média empresa pode optar por desenvolver uma estratégia de marketing digital com possibilidades de ser eficaz e rentável.

# 3 A teoria da cauda longa versus publicidade em massa

A teoria da Cauda Longa (ou cauda longa) é uma ideia muito presente no imaginário do mundo da estratégia de marketing digital . Basicamente fala-se que a Internet tem permitido que numerosas empresas se especializem e, ao mesmo tempo, sejam rentáveis. Ou seja, uma loja que vende um produto muito específico que interessa a muito poucas pessoas não precisa estar fadada ao fracasso.

Basta desenvolver uma boa estratégia de mídia on-line para que todas as pessoas que possam se interessar por esse tipo de produto encontrem a loja on-line para que esse negócio seja lucrativo e bem-sucedido.

Não é tão importante desenvolver um produto e uma mensagem que possa interessar a muitos, mas desenvolver um bom produto com uma boa mensagem que o faça chegar a quem realmente esteja interessado em comprá-lo..

Se pensarmos em um anúncio de televisão, milhões de pessoas estarão expostas a esse anúncio por semanas. Mas a porcentagem de pessoas que podem realmente estar interessadas em adquiri-lo é muito menor.

A ideia da teoria da Cauda Longa é ser capaz de desenvolver uma estratégia de marketing digital que permita que os anúncios cheguem e que os negócios e produtos sejam conhecidos apenas pela porcentagem de pessoas que podem realmente estar interessadas em adquiri-lo. Você vai aprender mais sobre cauda longa no Curso Online Mini Site Ninja que funciona.

A Internet rompeu a lacuna espacial e pode-se comprar produtos de qualquer país do mundo ou de qualquer região. Isso é algo que as pequenas e médias empresas estão cada vez mais aproveitando e é uma das ideias sobre as quais o marketing digital se baseia.